segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dúvidas e amor

Movidos a problemas?

Eu discordo dessa máxima. Coloco, aqui, minha justificativa. Acredito, seriamente, que são as dúvidas que nos movem e não os problemas. Fica assim: somos movidos a dúvidas. Afinal, se tivéssemos total certeza de que nossos problemas se resolveriam, não nos preocuparíamos, ou seja, eles não nos moveriam. No entanto, graças às nossas dúvidas sobre cada minuto seguinte, acordamos, lavamos o rosto e bola pra frente... hora de desvendar as tais!

Ultimamente, tenho ouvido dúvidas de todo o tipo e de gente de toda idade, o que fez comprovar a minha teoria. “Por que ele tá vestindo aquilo?” (05 anos, ao ver um homem com um sobretudo preto); “É mãe e filha?” (05 anos, ao ver um casal gay); “Por que Florianópolis é a capital de SC, e não Joinville?” (10 anos, ao descobrir que, territorialmente, a cidade é maior que Florianópolis); “Quero saber, então, por que Brasília é a capital e não São Paulo, que é o ‘centro’ do Brasil?” (80 anos, na mesma conversa da pergunta anterior). O que quero dizer é: enquanto houver dúvida, o ser humano pode ser considerado vivo.

Mas... calma. Não acho que a razão de viver do ser humano seja a dúvida. Ainda continuo com a certeza de que a razão de viver de todo ser humano é o amor. Não interessa a quem ou a que ele dedica o seu sentimento, será esse o motivo do abrir de olhos seguido de um pulo (que muitas vezes parecem obrigatórios) todos os dias.

Há quem dedique o seu amor a cachorros, a carros, a astros, a pessoas etc. Amor próprio também vale. Vale tudo pra estar vivo, exceto não amar. Se pensarmos dessa forma, fará todo o sentido os dias desanimados - quase sem vida, logo quase sem amor. Se acordássemos só pra cumprir tarefas (na maioria das vezes, chatas, por sinal), não sairíamos da cama. Para concordar, é só lembrar os dias bem frios ou os que dormimos pouco. Ninguém, em sã consciência, acordaria só pra resolver problemas.

Fica assim, então:
Todo ser humano é movido a dúvidas e impulsionado pelo amor. Problema é dele!

“Se você pudesse viver pra sempre, você viveria pra que?” (Stephenie Meyer)

6 comentários:

Fer disse...

Excelente! Otimo texto! Ameeeeiiii! Vivo porque TE AMO! :)
bjos

Gi disse...

Todo ser humano é movido à duvidas e impulsionado pelo amor. O que as pessoas se esquecem, é que na maioria das vezes, a mola propulsora deveria ser o amor-PRÓRIO.

;)

Fer disse...

Concordo! Mas soh amo a Helena porque ela sabe que ME AMO intensamente e nao consigo viver sem mim! :)

Andrea disse...

Hele, vc está cada dia melhor!! Show!

Helena Machado disse...

Fer, e eu já não tenho DÚVIDAS quanto a isso! heheh. Tbm sei que te amas loucamente, amém!

Gi, pois é, vai ao encontro do que digitei! xD

Andréa, thank you! Compra meu livro?

Fer disse...

Se eu pudesse viver para sempre viveria com a CERTEZA de que TE AMO! Amo as outras ermas tb tah? Sem ciumes. Suave na espaconave...
bjossssssssss