quarta-feira, 10 de junho de 2009

O que aprendi sem tirar 10

Os tempos de escola são legais.

Mas acho que a maioria de nós não imaginaria que lembraria algumas coisas anos após sair da escola. Não falo da hora do intervalo, da instituição, das pessoas, falo da essência de uma escola: a sala de aula, professor e aluno. Não sou antiga, muuito pelo contrário, ainda sou estudante, mas já me imagino daqui a algum tempo contando para alguém “no meu tempo era assim, era uma sala de aula com professor coordenando e vários alunos sentados aprendendo”.

Não sei se os novos métodos de ensino, virtuais, pelo que parece, conseguirão continuar com o propósito de “ensinar para a vida”, e não apenas “direcionar ao diploma”. Voto que não, ainda que antecipadamente (mas me tirem dessa onda de que as relações humanas irão morrer, que vamos virar robôs etc. Sem dramas). O que quero compartilhar hoje são alguns aprendizados que adquiri na vida escolar, os quais não constavam nas ementas, nas decorebas, nem sequer fui avaliada pra isso. Todavia, APRENDI!

Em plena aula de História...
O professor relatando uma frase que o irrita muito, a famosa: “não tenho opinião formada sobre isso”, já preparando os alunos para uma pergunta que faria à turma. “Gente, ‘não tenho opinião formada sobre isso’? Isso é coisa de quem não entende do assunto, quem não conhece o assunto é que fala isso. Então, que responda ‘não sei’, agora, ‘não tenho opinião formada...?’ Ah, não[...]”.
Haha, estava certo. Não me pergunte se a pergunta era sobre os Aqueus, Romanos, Incas, só lembro a lição aí de cima. Mas importa é que... (alguma coisa) aprendi!

Enquanto isso, numa aula de Física...
Assunto novo, adolescentes com sono, esperando a hora do intervalo, ninguém entendendo o conteúdo. A hora mágica era quando o professor virava pra gente, com uma cara de compreensão e soltava um: “Bom, mas, o que importa, não interessa!”
Não lembro se a física era mecânica, quântica ou sei lá o que. Mas lembro, sempre que não entendo algo (ou quando não estou a fim), que tanto faz se a crise é aérea, terrestre ou existencial... O que importa, não interessa! Vou dizer que não aprendi? Não.

E já nas últimas aulas de Física da minha vida... (não com o mesmo professor do aprendizado anterior)
Depois de semanas tentando colocar alguma coisa na cabeça de 80 formandos, ele olha pra todo mundo, para uma pausa no andamento da matéria, e começa: “Gente, ô, gente... olha aqui, olha aqui no quadro. Vocês conhecem o triângulo amoroso do saber? É assim: Gostar – Saber – Fazer bem. Se tudo sabe, tu faz bem, e, se tudo faz bem, tu gosta. Ou, se tu gosta, tu sabe e, se tu sabe, tu faz bem. Ou[...]Então, vamos aprender a matéria aqui pra poder gostar.”
De novo, a matéria eu não lembro, Watt, Ohm, não sei. Mas o triângulo amoroso levo comigo até hoje.


Acredito que essas e outras que fazem (e fizeram) muita gente levantar cedo, colocar uniforme e ir com empolgação pra aula seguinte, ainda que inconscientemente. E tenho certeza de que muita gente que ler este texto vai lembrar algo que aprendeu. Eu mesma já estou evitando me estender. Compartilharemos num outro momento.


"Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou". (Albert Einstein)

2 comentários:

Fer disse...

Eu aprendi que a disciplina eh mto importante para alcancarmos QUALQUER coisa na vida. Minhas escolas me ensinaram mtas coisas.(claro que na epoca eu nao me tocava!) Mas o que ficou mesmo eh que os cdf de ontem vieram mesmo a ser os ricos de hoje. Quer alguma coisa na vida, entao dedicacao e disciplina. Isso eu aprendi na escola.
Tinha gente que se esforcava, estudava toda tarde, nao tinham capacidade de aprender rapidamente, mas foi com dedicacao e disciplina que se tornaram os profissionais mais bem remunerados de hoje: esses eram "aqueles amigos chatos que soh queriam saber de estudar"!
Sou feliz com minha formacao e por trabalhar numa empresa renomada e na area que me formei, mas para conseguir este emprego eu me dediquei meses, de porta em porta. Fui trabalhar numa empresa no fim do mundo primeiramente e todos os dias eu fazia alguma coisa para conseguir um emprego melhor. Fui contratada 4 vezes seguidas pela Wiley e depois me ofereceram este emprego permanente. (coisa rarissima na Inglaterra - oferecerem emprego) Resultado do meu esforco porque entrei aqui e nao sabia p*** nenhuma. Foi bem dificil, mas com muita dedicacao de minha parte estou preparada para muitas outras coisas boas que alcancarei profissionalmente. Ate hj trabalho com o dicionario do lado e ainda tem mtos emails que eu nao tenho ideia do que estao falando, mas os resultados da minha disciplina em aprender cada dia uma coisa nova, me deixam orgulhosa de chegar onde cheguei.
Mas na epoca da escola eu nem imaginaria que teria que me esforcar de verdade que nem aqueles cdf!!

E explico o que eh disciplina: eh a repeticao de um ato, para alcancar um objetivo. Se vc eh disciplinado, pratica este ato INDEPENDENTE de seu estado emocional. Isso eh disciplina.

Seja disciplinado, voce alcancara todos os seus objetivos.

(...) Na faculdade aprendi a receita da maionese com leite que faco ate hoje!

Helena Machado disse...

hahahah... e é altas maionese!! mas tiraste algum dez por causa disso? NAO!