quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pra facilitar a decoreba

Um post de coração.

Estão aí 5 dicas minhas sobre como finquei na mente algumas regrinhas da Língua Portuguesa. São elas:

1 Homens dizem OBRIGADO, mulheres dizem OBRIGADA.
Fácil gravar: É só lembrar que quando alguém agradece alguém por algo (ou algo a alguém) está dizendo, resumidamente: "Fico obrigado (a) a lhe retribuir esse favor." Por isso, é necessária a concordância.

2 Um BARZINHO, dois BAREZINHOS.
Fácil gravar: São flexionados na seguinte sequência: 1. Colocar no plural (bares); 2. Colocar no diminutivo (zinho). Bares + zinhos = barezinhos. Vale para os diminutivos com a mesma terminação.

3 ME esqueci DE você / esqueci você.
Fácil gravar: Ou o verbo é cercado por pronome e preposição, ou por nada. 8 ou 80. Vale o mesmo para o verbo "lembrar". Quem SE lembra, SE lembra DE algo.

4 Vai vírgula?
Fácil gravar: Lembrar que a sequência da frase é sujeito-verbo-predicativo. Em qualquer interferência, usa-se vírgula. Ex: José foi à feira. Ontem, dia 23, José, um homem desocupado, foi, vagarosamente, à feira. Vale para colocar a frase em ordem. Pergunta-chave: qual a informação principal da frase?

5 Ter certeza DE que algo aconteceu.
Fácil gravar: Trocar o resto da frase por "isso". Ficará "Ter certeza disso". (DE + isso). A preposição passa a se tornar parte da palavra. Vale para orações com complementos nominais (termo que complementa o sentido de um nome ou de um advérbio).

Pra que complicar, se a gente pode simplificar??

E é assim um dos meus casos de amor.
Quando der na telha, exteriorizo mais um pouco.

"Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura: (...)" (Olavo Bilac)

Um comentário:

Fer disse...

Ja decorei tudo. Ps.: ta faltando um !R! no nome internet no primeiro post. Ah! Decorei hoje, amanha esqueco! uauahuahuah bjs AMEI O BLOG. xau xau